Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 22 de setembro de 2013

Plenária RS dos Movimentos Sociais


Quinta-feira, 26 de setembro, 18h, em Porto Alegre, rua General Câmara, 424 - Sindicato dos Bancários.

Organizações de 19 estados brasileiros estiveram presentes na Plenária dos Movimentos Sociais, realizada de 14 a 15 de setembro, em São Paulo (SP). 

Com a participação do movimento negro, das pastorais sociais da Igreja Católica, da rede evangélica Fale, ao lado de CUT, MST, UNE, MAB, Marcha Mundial de Mulheres, Levante Popular da Juventude, entre outras entidades, partidos, movimentos populares e sindicais, a reunião firmou o compromisso e definiu as linhas para um Plebiscito Popular. 

Ao todo, cerca de 70 organizações sociais aprovam a convocatória ao povo para opinar sobre a necessidade de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político brasileiro.

Ficou definido que o lançamento nacional do Plebiscito será em Brasília, no dia 15 de novembro de 2013 e o seu desfecho no ano de 2014, com a coleta de votos durante a Semana da Pátria, de 01 a 07 de setembro. É tempo suficiente para realizar um trabalho de conscientização em todo o país. “É fundamental o envolvimento da base das organizações que constroem essa aliança, para construir o plebiscito nacional por meio da construção de comitês”, afirma Raul Amorim, do MST.

Recentemente, a Carta Compromisso da Semana Social Brasileira (SSB), que declara apoio expresso à exigência de uma Constituinte Exclusiva, indica a potencialidade do tema e todos os setores sociais que se podem somar a mais esta luta.

“As manifestações de rua que acontecem no país desde junho deixam um alerta para a sociedade. Não é mais possível negar os direitos e a participação dos cidadãos/as invisibilizados/as”, avisa a Carta.

Nenhum comentário:

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo