Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 22 de abril de 2013

1964 - Um golpe contra o Brasil - o documentário



"1964 - Um golpe contra o Brasil", é um documentário de autoria do ex-preso político Alipio Freire.

O filme é uma realização do Núcleo de Preservação da Memória Política e da TVT (TV dos Trabalhadores), com apoio do Memorial da Resistência de São Paulo. 

Imperdível! O vídeo dura 146 minutos. Assista e divulgue-o.

4 comentários:

Jeferson Paz disse...

Excelente documentario. Mandei pra meio mundo via Diário Gauche. Parabéns pela qualidade do Blog. Há oito anos o acompanho desde que descobri no SIVUCA, divulgado pelo AZENHA. Uma sugestão: seria possível postar uma sequência dessas incríveis fotos que você já publicou? Grandes abraços.

Cristóvão Feil disse...

Caro Jeferson,

A ideia de republicar as fotos do DG é ótima. Mas não há espaço (com qualidade e amplitude) no Blogger para tanto. E tem outro problema: como não tenho autorização dos autores das fotos para publicá-las, o melhor é que a publicação seja relâmpago.

Grato.

CF

Anônimo disse...

travou no meio. Quanto à sugestão de republicar as photos, apoio com entusiasmo, as photos das minas sumiram, inclusive umas antológicas capturadas em Paraty...O blog entrou na nova onda do putiranismo?

Anônimo disse...

O mesmo anônimo anterior. Afinal consegui assistir o documentário. Bom como denúncia, como reconstituição histórica do período, mas fraco no principal, a análise das causas. Quer dizer que tudo se deve à polarização entre capitalistas e socialistas (há quem fale, no documentário, em países comunistas...realidade que nunca houve.)Segundo o roteiro, o de decisivo que ocorreu no Brasil, deveu-se a forças externas. Ora, a coisa fica inexplicável. Os atores externos só encontram campo para agir auxiliando forças internas, em comunhão com essas últimas. Fora isso, sobra uma teoria conspiratória da história, apesar do esforço que se tem feito para passar a um paradigma que realmente ajude a entender a história. Pra saber sobre o golpe é preciso ir mais a fundo na análise de terra brasilis, e essa passa de raspão no documentário.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo