Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dilma falou para o cidadão. Serra falou para o indivíduo


Dilma falou para o público. Serra falou para o privado. Dilma falou de política. Serra falou de moral. Dilma foi republicana. Serra foi fariseu

Esta é a grande diferença, ora, bolas! Jornalistas amestrados da mídia oligárquica insistem que a campanha conduzida pelos candidatos presidenciais esteja driblando os temas fundamentais do País (vide fac-símile acima extraído do jornal Zero Hora, edição de hoje, coluna da Vespinha). Isto é meia-verdade. Vale somente para o candidato da própria mídia, José Serra, que não conseguiu mostrar nenhuma proposta séria e exequível para o País, nestes últimos meses de campanha eleitoral. Ao contrário, preferiu usar de artifícios que não fazem parte do universo da política republicana e da democracia formal.

Já o programa e as metas de Dilma são as que estão e foram implementadas pelo governo Lula. O programa é esse. As obras e realizações estão aí. É só ter olhos para enxergar e ouvidos para ouvir. Não existem promessas. Existem obras, realizações e compromissos de avanço. Não é preciso reinventar a roda. O mundo gira e o governo Lula roda, parafraseando a velha transportadora Lusitana.

Serra, auxiliado pela mídia das quatro famílias (Civita, Marinho, Frias e Mesquita), pautou somente temas da religiosidade e da moralidade dos indivíduos (esfera privada). Sempre evitou os temas da cidadania, ou seja, temas da esfera pública, que dizem respeito à política, à democracia e à república.

Vejam o tema do aborto. Ele pode ser dividido em duas esferas. Uma, diz respeito à questão moral, à noção religiosa que o interdita em nome da defesa da vida. Outra, diz respeito às políticas públicas de saúde, que não podem continuar ignorando o fato social "aborto", enquanto milhares de jovens mulheres morrem ou ficam com sequelas irreversíveis por temerem a criminalização do seu ato desesperado e solitário. Há, sim, uma flagrante inadequação entre o fato social e a lei, que promove vítimas, semeia o cinismo, e fomenta a surdez e o descaso da autoridade pública de saúde.

Enquanto Serra optou por trilhar um caminho de puro moralismo rebaixado, Dilma, ao tentar politizar e publicizar o grave drama de saúde pública, foi apedrejada pelos fariseus de sempre. Muito embora, esta escalada regressista esteja sendo frustrada e derrotada pelas forças populares.

Resumo da ópera bufa: quem foge da política por falta de argumentos e projetos, tem que se refugiar no farisaísmo mais raso. Ponto.

..................................


Segundo o dicionário Houaiss, fariseu tem os seguintes significados:

adjetivo e substantivo masculino

1     relativo a ou membro de grupo religioso judaico, surgido no sII a.C., que vivia na estrita observância das escrituras religiosas e da tradição oral; o grupo foi acusado de formalista e hipócrita pelos Evangelhos

2     que ou aquele que segue de maneira formalista uma religião

2.1  que ou aquele que, por observar fielmente um dogma ou rito, se acredita dono da verdade e da perfeição, achando-se no direito de julgar e condenar a conduta de outrem a pretexto de dar ajuda

3     que ou aquele que ostenta piedade e virtude sem tê-las

4     Derivação: sentido figurado.
que ou quem é orgulhoso e hipócrita

5 comentários:

Anônimo disse...

O Serra é o canalha que sempre foi.
Serra é o oportunista que sempre foi.
Serra é o desonesto que sempre foi, Bierrenbach que o diga.
Serra que desde sempre quis ser presidente da republica, não por mérito, mas por ganância.
Serra, para ser presidente, pisa no pescoço da mãe para ser presidente, segundo Ciro Gomes.
Serra, para ser presidente, assassina o próprio filho, segundo confissão da Mônica Serra de ter abortado.

Claudio Dode

alex disse...

LULA disse num evento a empresários ontem, aqui em SP:

"como vcs sabem que é desta revista que estou falando?"

http://www.youtube.com/watch?v=Rh7XnTO8k1g&feature=player_embedded

Anônimo disse...

As propostas objetivas que Serra fez até aqui: Aumento do salário mínimo para 600 reais, 13º salário para o Bolsa Família e reajuste de 10% para as aposentadorias.

Quando indagado sobre o "como fazer" responde genericamente: "tem muita gordura acumulada no governo, basta saber fazer."

Ora, isso é ridículo. Mas a mídia amestrada nâo vê... quer dizer, finge que não vê a ruindade de seu candidato.

Serra não "é do bem". Também não é "do mal". Apenas é muito ruim.

Raquel disse...

Não posso mais postar comentários no ClicRBS porque agora temos que pagar p/ ler o jornaleco. Não ponho dinheiro fora... A Vespinha esquece que o único candidato a não apresentar proposta de governo no TSE é o Serra, que homologou somente a cópia de 1 discurso porque o PT "iria copiar suas propostas". Hoje ainda tive o desprazer de receber uma chamada de telemarketing. Espero ansiosamente o dia 31 - meu aniversário - p/ receber de presente o funeral de José Serra.

Fabrício Nunes disse...

Feil, é tão grande assim a diferença de projetos? O lulismo até há pouco, não era só de "resultados"?

abração

Fabrício

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo