Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Já pensou? Internet a ultra-velocidade


Um projeto sem fio de multi-gigabits

Uma parceria entre a Wi-Fi Alliance e a Wireless Gigabit Alliance abre caminho para uma nova safra de aparelhos sem fio que irão operar em bandas de 2.4, 5 e 60 GHZ. A matéria está na InformationWeek.

A Wi-Fi Alliance e a Wireless Gigabit Alliance anunciaram nesta segunda-feira [10] que irão cooperar em projetos sem fio de multi-gigabits que provavelmente irão trazer redes sem fio robustas de banda de frequência de 60 GHz a consumidores cujos aparelhos são equipados com Wi-Fi.

A parceria abre caminho para novos aparelhos sem fio que irão operar em bandas de 2.4, 5 e 60 GHZ. Nos valores mais altos, poderão ser alcançadas taxas de transferência de até 7 Gbps, embora elas provavelmente estarão disponíveis apenas em pequenas distâncias dentro de áreas do tamanho de uma sala. As taxas mais altas serão mais de 10 vezes mais rápidas do que 802.11n.

A Wi-Fi Alliance indicou que muitos aparelhos Wi-Fi mais antigos – e possivelmente todos eles – serão compatíveis com a nova arquitetura de 60 GHz.

"A conectividade de um aparelho de 60 GHz será uma intensificação empolgante das capacidades das tecnologias Wi-Fi de hoje", disse o CEO da Wi-Fi Alliance, Edgar Figueroa, em uma nota. "Desde o começo, a especificação WiGig foi designada para trabalhar em uma ampla variedade de aparelhos, tornando-a uma entrada atrativa".

As duas associações de mercado compartilham grande parte dos mesmos membros. Na segunda-feira, foi anunciado que a gigante das redes de comunicação Cisco se uniu àWiGig Alliance Board of Directors. Bob Friday, diretor de iniciativas estratégicas da Unidade de Negócios em Wireless da empresa disse que "a Cisco vê a tecnologia de 60 GHz como uma opção importante na evolução das LANs [redes de área local] sem fio nas grandes e pequenas empresas e nas casas".

A combinação do Wi-Fi com o WiGig poderia dar à nova parceria um estímulo nos projetos sem fio competitivos, porque ela são praticamente ubíquos. Outro projeto sem fio que roda em banda de 60 GHz – o WirelessHD – já foi aceito por muitos produtores de aparelhos interessados no desenvolvimento de aplicativos de fluxo de vídeo. O WirelessHD exige uma saída de 28 Gbps. Os desenvolvedores de Bluetooth também poderiam adotar um ou ambos os acessos de 60 GHz.

Pescado do portal IHU/Unisinos. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Nenhum comentário:

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo