Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Direita guasca publica versão da crise do sistemão


Mas esquece a crise do RS

Economistas guascas se reúnem e publicam um livro de impressões sobre a presente crise do sistema monetário mundial.

Zero Hora corre e acende um incenso adoçado sobre a obra. Ninguém fala “qualcosa” sobre a crise endêmica do governo Yeda Rorato Crusius, mesmo porque um dos autores da referida obra é secretário de Estado no presente momento, e muitos outros autores trabalham em atividades profissionais que convergem com o “novo jeito de governar”.

“A Montanha pariu um rato”, como diriam os jacobinos na Assembléia Popular da França revolucionária.

A direita encastelada no Piratini escreve um livrão, batucado a trinta mãos, e olvida-se do indigesto “case” Yeda-no-poder.

Ficam devendo essa. Uma pena. Eu gostaria de conhecer a leitura que fazem da gestão tucana no Rio Grande do Sul.

17 comentários:

Anônimo disse...

Por que a estranheza?
Por aqui ninguém fala nada:
Dos aliados do Lula Sarney e Renan barbarizando nos atos secretos do Senato;
Do Paim envolvido nos Atos Secretos;
Do Delcidio Amaral envolvido nos Atos Secretos;
Do Gabeira envolvidos nos Atos;
E tantos outros...
A cara de pau é tanta que nem sequer pegaram no pé do Simon dessa vez, afinal o coitado está acompanhado da esquerdalha toda nas maracutais do Senado. Daí o silêncio ensurdecedor.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Um dos economistas que participam desse livro é Marcelo Portugal, professor de economia da UFRGS. Ele esteve ontem no Conversas Cruzadas da TvCom e tocou no x da questão. Nos anos FHC a carga tributária brasileira cresceu de 21 a 26% do PIB. Nos anos Lula essa mesma carga tributária cresceu de 26 a 31%.Ou seja, nos dois últimos governos cresceu 10% o percentual de carga tributária neste país em relação ao PIB. O absurdo dos absurdos. Um dos debatedores disse que não havia como cortar os gastos públicos. O Professor Portugal também foi no ponto. A desculpa é sempre a mesma. Não há como cortar os gastos públicos então se derrama mais dinheiro no serviço público, como se ele fosse bom e eficiente. Não é. E por isso a nossa carga tributária aumentou consideravelmente nos últimos anos.
O que o Brasil tem de fazer é qualificar e tornar mais eficiente o serviço público e para fazer isso não é necessário despejar mais dinheiro -- que vem dos tributos. O problema do Brasil não é ideológico, mas de gestão. Necessitamos de menos politicagem, menos "sarneysses", e mais gestão pública competente para fazer o serviço público deste pais funcionar e diminuir, assim, a exclusão social. A receita é essa, basta ter vontade política para seguir.

Anônimo disse...

E o assunto do post, a Yeda, Maia?

Anônimo disse...

Maia.
Para que o serviço público funcione de forma enxuta e eficiente, é necessário terminar com os cabides de emprego, CCs, assessorias e outros quetais por indicações políticas. Ou seja, profissionalizar o serviço público. E aí meu filho, onde eles vão colocar essa corja de sindicalistas que nada mais são do que funcionários que se apegaram a estabilidades desses órgãos para não serem demitidos de suas empresas por incapacidade?
Onde vão colocar os cumpanhêro e militantes que sequer escrevem um "O" com o cu dum copo a auxiliá-los? Onde vão colocar as esposas, namoradas, amantes, amigos, parentes que não conseguem emprego em lugar algum na iniciativa privada por incapacidade? Claro que vão todos inchar o serviço público nos proporcionando um atendimento caro e de péssima qualidade.
João de Viamão.

Anônimo disse...

A Yeda, pois bem, eu falo.
Há quanto tempo não se via pagamentos em dia sem empréstimos bancários?
Há quanto tempo não se via inauguração de trechos de estradas recuperadas?
Há quanto tempo não se via falar de reajustes para alguma classe do funcionalismo?
Há quanto tempo não se via um Governo pagando precatórios?
Há quanto tempo não se via um Governo pagando aumentos dados em Governos anteriores?
E tudo isso sem ter que usar os 150milhões que eram para ser usados em estradas federais, para pagar 13salário como fez o bigode.

Anônimo disse...

Maianônimo, em que estado moras? No RS certamente que não é.
Sem empréstimos bancários?
Estradas recuperadas? Tem é muita fraude e corrupção e obras inauguradas sem acabar, como em Rio Grande, etc.
Reajustes? em que planeta moras?

Nem vou continuar... mas todos, absolutamente todos os itens que citas são mentiras, do governo com certeza, tuas, não sei, pode ser só desinformação, ignorância.

Anônimo disse...

Há quanto tempo não se via um estado tão paralisado, com serviços tão sucateados?
Há quanto tempo não se via tanta violência?
Há quanto tempo não se via tanta mistura de público e privado?
Há quanto tempo não se via tanta corrupção e prepotência, garantida pela impunidade?
Há quanto tempo não se via tanta incompetência, até mesmo para ocultar suas próprias cagadas?
Há quanto tempo não se via um governante tão ináil para lidar com seu cargo?

Desde sempre, nunca houve governo tão desastroso no Rio Grande do Sul.

el barto disse...

há qto. tempo não se via ladroeiragem no detran, falcatruagem na lic, barragens, casas de compra e reforma mal-explicadas, enlatamento da educação, "suicidados" boiando em lagos, dezenas de pestes (febre amarela, gripe suina, leishmaniose, etc) se alastrando pago afora, assim como a violência, prepotência, arrogância, truculência, e poraí vai...
desgoverno tucanalha, o mais CORRUPTO da história guasca.

André F. disse...

"ENQUETE:"... "ONDE VOCÊ COLOCARIA O ZOÃO DE VIAMÃO!?"................

Anônimo disse...

O Anônimo das 13:04 e 13:24, que se nos parece ser o mesmo, + o El Bobo, digo Bardo, nos faz lembrar em muito o Governo Olívio o "Truta".

Breton disse...

Claro,

O Portugal realmente não é nem um pouco "ideológico"...Ele é o supra- sumo da neutralidade cientifica. Aliás ele não respondeu se poderiam demitir ele, já que o ensino universitário, na lógica torpe dele mesmo, NÃO DEVE SER PRIORIDADE DO SETOR PÚBLICO!!! Isso sim é parasita, chupincha do povo! Defende uma coisa para os outros e outra para ele. Aliás cabe perguntar como anda a saúde dos nobres colegas que trabalham na lógica competitiva e destrutiva da iniciativa privada...Aliás Maia, como tu explicas a qse afirmação do amigo Ronald de que pobre tem que existir mesmo, bacana né???
Risível também a afirmação no livro que as crises limpam o sistema de ineficiências e corrigem rumos, que se for coisa do portugal, resgatando schumpeter, é patético pois a um ano atrás a aescola dele não reconhecia crise como algo INERENTE ao capitalismo se não uma deformação exógena perfeitamente corrigível de forma eficiente (real business cycle). Aliás, se inerente, como agora os sabichões parecem reconhecer, quantos tem que perecer para corrigirmos os rumos? É aceitável??? Pq sempre quando parece que o futuro é "auspicioso" -pelo menos na lengalenga oficial- a crise vem e derruba as ilusões do povo, tendo que começar tudo de novo??? Eu ainda acredito na humanidade e acho que não precisamos nos submeter a um sitema anárquico, substituindo a palavra competição -onde sempre um perde, e se, no futebol é "bonito", na vida real significa que alhuém vai passar fome, frio,etc..- pela palavra cooperação.

Breton

Anônimo disse...

Não lei, nem lerei. Mas gostaria de receber R$ 10,00 por cada vez que aparecer a palavra "marolinha".
De certeza, a crise é produzida pela falta de gestão tucana no Brasil, e sem economês todos contribuintes acabarão se abraçando aos lugares-comuns-salva-vidas da moda.

Anônimo disse...

Ô Maia ! A carga tributária bateu 37,6% nos anos FHC, isso se sabe antes da entrevista da figurinha. Pela bosteada se avalia a imparcialidade e capacidade embromativa da figura.
Isso é um dos motivos de FHC perder e Lula ganhar duas seguidas.
Ou não. O povo é burro, o Portugal é correto, podes escolher isso ou o oposto: o povo está correto e Portugal "se enganou".

Breton disse...

Complementando, o problema Maia, não é a carga triubutária, é o capitalismo, no nosso caso, o capitalismo periférico. E vê se aprende isso de uma vez que já esou de saco cheio de explicar, e nem questiona que para ti tem que ser assim, simplificado, pq tu adoras um lugar comum.

SBENTENAR disse...

- DAS FOTOS DO BLOG. IMAGINEM SE OS COMANDANTES DA REPRESSÃO FOSSEM DA ÍNDOLE DO "GEFREITER" MENDES. AÍ QUE ELES IRIAM VER O QUE É BOM PARA A TOSSE.

Luiz disse...

O êxito do governo YEDA está deixando os vermelhinhos desesperados.

Ruy disse...

Pois é seu Luiz!

A Yeda tem um monte de processos...........(conversa de derrotados).......e vai para o impeachm.......(só para o CPERS).....pau-mandado do Tarso Punhet...(candidato sem chances)e o Rio Grande, para quem trabalha e produz, está muito bem, obrigado.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo