Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 19 de outubro de 2008

Carta aberta ao programa “Sala de Redação”







Senhores radialistas do "Sala de Redação", da Rádio Gaúcha de Porto Alegre

Ouvi de um dos senhores no programa da última sexta-feira, o comentário de que os movimentos populares e sindicais queriam uma vítima entre os participantes da Marcha dos Sem de 16 de outubro, para usá-la como trunfo contra o governo. Esta afirmação fantasiosa, ofende o movimento dos trabalhadores. Não agimos assim. Somos lutadores e não oportunistas. Não queremos e não precisamos de feridos e muitos menos de mortos para divulgar as nossas idéias.

Mas, vamos denunciar sempre as agressões contra os trabalhadores.

Passo aos senhores duas fotos feitas no dia 16 de outubro, que mostram a nossa colega Marli Helena Kümpel da Silva[foto superior], Diretora do Núcleo de Erechim do CPERS, ferida pela explosão de uma "bomba de efeito moral", como são chamadas eufemisticamente e com impropriedade estes artefatos, tanto pela Brigada Militar como pela imprensa. O impacto em Marli foi direto, deixando-a com uma fratura exposta na perna. Nossa colega, ainda agora, encontra-se em recuperação no Hospital Ernesto Dornelles.

Marli é uma dirigente do CPERS e participa do nosso Conselho Geral. Não queremos nossos dirigentes fora de combate ou imolados em sacrifício.

Queremos todos vivos e saudáveis, dirigindo a luta dos educadores. A Brigada Militar jogou de forma covarde, três bombas sobre a passeata, o suficiente para ferir 17 pessoas, a maioria na cabeça, com cortes feitos pelos estilhaços e queimaduras pela pólvora, o que por si só atesta o alto poder explosivo dos artefatos.

Quem está querendo fazer vítimas? Será que não está claro?

Foi afirmado no "Sala de Redação", que poderíamos ter feito uma concessão, e falado de onde foi detido o carro de som, abrindo mão de chegar ao Palácio Piratini. Mas, porque teríamos que fazer esta concessão?

Vejam as nossas razões:

A "Marcha dos Sem" é uma tradicional manifestação unitária dos movimentos sindicais e populares do Rio Grande do Sul, que se repete todos os anos, desde 1995, terminando sempre em frente ao Palácio Piratini, quando então é entregue uma carta reivindicatória dos participantes ao Governador do Estado. Será que não dá para compreender e aceitar o significado simbólico desta manifestação?

Em 13 anos, nunca aconteceu nenhum incidente. Desta vez, a Marcha do Sem foi reprimida com selvageria pela Brigada Militar, a poucos metros da Catedral Metropolitana, do Palácio Piratini e da Assembléia Legislativa, quando chegaria então ao seu final. O que temiam o Governo Estadual e a Brigada Militar? Era a paranóia de sempre com o MST? Saibam que a maior parte dos 17 feridos na Praça da Matriz, eram educadores, filiados ao CPERS.

Depois da manifestação, com a Praça da Matriz esvaziada, um policial militar recolhia dos canteiros alguns pequenos galhos apodrecidos de jacarandá, daqueles que se quebram com facilidade, ali caídos, e algumas pedras portuguesas soltas na calçada. Depois mostraram para a televisão aquelas "armas" dizendo que haviam sido usadas contra a Brigada Militar. Uma farsa.

Os achados foram feitos exatamente no local onde estavam os manifestantes, e não no trecho da Rua Duque de Caxias, onde haviam estado antes os policiais militares, e onde deveriam estar as pedras caso tivessem sido arremessadas contra os soldados.

Quero ainda lembrar que em 16 de setembro, o BOE e a cavalaria da Brigada Militar investiram contra uma manifestação do CPERS, que buscava uma audiência com a governadora, agredindo com violência a categoria e a Diretoria do Sindicato.

Será o destino do Rio Grande do Sul ser transformado em um estado policial militar, onde a questão social é tratada como questão de polícia, como era na República Velha e na ditadura, onde sindicalista era tido como "baderneiro"?

Atentem na repressão que está sendo desencadeada contra os movimentos sindicais e populares. Ela já está fora de controle e representa uma ameaça às liberdades democráticas.

Gosto muito do "Sala de Redação", até mesmo quando o programa transcende o futebol e os senhores falam da realidade em que vivemos, mas faço um apelo para que não ignorem os argumentos daqueles que lutam pelos seus direitos.

Em 18 de outubro de 2008.

Clóvis Carneiro de Oliveira

Secretário-Geral do CPERS-Sindicato

Fotos: Eduardo Seidl

9 comentários:

Anônimo disse...

O Rio Grande do Sul não tem mais jeito, mais volta.
Viramos um grande Texas!!!!

sil

Ane Brasil disse...

E porque eu não me surpreendeo que os reacinhas do sala de redação tenham falado essa asneira?
Nem sorte, nem saúde pra quem apóia o "choque de gestão"

Anônimo disse...

um dia depois estudantes de medicida fizeram uma manifestação nos mesmos moldes, mas esses nao apanharam.. fiquei sem entender... faz dias que nao entendo nada...

Anônimo disse...

fico a pensando sobre qual o perfil de pessoas que ouvem a sala de redação..e o que se espera de uma carta enviada a este tipo de jornalisas..sic

Anônimo disse...

Aquele bando de idosos do Sala deveria ao menos tentar manter a dignidade e não abrir a boca para falar bobagens como fazem diariamente. Mal e mal entendem de futebol e se metem a querer dar pitaco em tudo. Mas a vontade de agradar os patrões é mais forte do que a razão, mesmo na idade deles.

Anônimo disse...

Aqui na reacionária SP, a polícia do governador do "choque de gestão", o vampiro Serra, faz o mesmo, jogando polícia contra polícia e gerando vítimas entre inocentes. É a política da terra arrasada tão cara aos tucanos.

armando

Anônimo disse...

Embora o Serra tenha vergonha das falcatruas apresentadas pelo desgoverno da Yeda, no fundo são iguais.

Não se pode dizer que o comandante da polícia seja um fascinora como o Mendes, mas que são parecidos são.

Claudio Dode

Anônimo disse...

quem gosta de uma discussão séria sobre futebol ouve o "apito final" da band. o tal de "sala de redação" é composto por um bando de palpiteiros e chutadores que não entendem nada de nada do esporte bretão. ah, sim, e todos eleitores / apoiadores da véia demente e do lesma fumacenta. ce fini.

Anônimo disse...

A Yedinha, o Fogaça e o cel. Mendes etão bem afim de um morto, pra depois culpar o PT pelos conflitos e "ódios". E o Rogerinho Mendelski de manhã cedo? Eu raramente ouço, mas, coitado, ninguem comenta o programa dele pois simplesmente não é ouvido!!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo