Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 12 de junho de 2008


“Pode-se sim chegar à conclusão de ser caso de impeachment” – diz Yeda

Abaixo, trechos de um discurso proferido pela então deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS), em 14 de julho de 2005:

[...] Não é possível deixar de falar na crise. Em todos os lugares por onde andamos — na calçada, no aeroporto — , e ainda através do e-mail ou do telefone, as perguntas que ouvimos são sempre as mesmas: Que crise é esta? Qual é o seu tamanho? Como enfrentá-la?

A crise é política e moral. É muito profunda. E a maneira como tem sido enfrentada, muito perigosa. Antecedeu-nos na tribuna o Deputado Paulo Delgado. Sim, Deputado, crise é oportunidade; mas o Governo do Presidente Lula não está tomando esta violenta crise como oportunidade de reestruturação das fontes que têm gerado o caudal de corrupção e deixado a população indignada, estupefata, perguntando aonde isso pode nos levar e a que ponto as denúncias podem ir. Se a crise é profunda, a maneira de enfrentá-la por parte do Governo Lula preocupa-nos demais. [...]

[...] Essa marca, ou qualquer outra escolhida, é semente para o nascimento do estado totalitário, que encontra seu meio nas ondas de insatisfação como as que se registraram no século passado, quando se instalaram regimes que produziram as mais cruentas e gerais guerras. Como a história já registrou essas fases, não há como repeti-las, exceto como farsa, citando Marx.

Perigoso, no entanto, é deixar-se levar por uma simplificação como essa de prender ricos [refere-se à ação da PF na Daslu], na hora em que agora se denuncia no Brasil essa roubalheira, com esse mar de corrupção, que se organiza no Palácio do Planalto através do PT e se espalha para outros partidos políticos e para políticos desses partidos. Não vamos negar isso. [...]

[...] E aí assoma outra questão quando nos param no aeroporto, na calçada; quando damos palestra; quando falamos com gente de todo tipo, gente simples, iletrada e letrada, e a pergunta é: não é caso de impeachment? Por menos, já não se disse que pessoa que coordena com o seu partido esquema que se está transformando em aberto e teima em recusar sua responsabilidade não está sujeita a impeachment?

E nós, com nossa ação política, do PSDB, dizemos: olha, se todos, Câmara dos Deputados, Senado Federal, imprensa, Governo Federal, Ministério Público, respondermos dizendo sim, com seriedade e responsabilidade, às investigações; se todos pudermos juntos, acima dos partidos, enfrentar o que precisa ser mudado para consertar o estrago, pode-se sim chegar à conclusão de ser caso de impeachment. [...]

Leia na íntegra aqui.

21 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Yeda estava certíssima ao criticar o governo do PT, em 2005, que se apossou de dinheiro público para benefício do partido e do governo. Ninguém pode esquecer o que Duda Mendonça, o marqueteiro de Lula disse: o PT me pagou 10 milhões de dólares lá fora. Pena que Yeda nomeou pessoas que fizeram o mesmo que o PT fez na administração Lula. Mas é óbvio, é evidente, é claro que Lula não sabia de nada. E a Yeda sabia?

Anônimo disse...

Como sabes que o PT se apropriou de dinheiro público, Maia, se nem o MP sabe de onde veio a grana do mensalão?

As maiores suspeitas estão na BrasilTelecom e na VisaNET - ambas privadas.

Anônimo disse...

Yeda sabia e sabe!

Anônimo disse...

Como comprou uma casa.

E o Bigode sereno ao fundo sorri.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, a fonte do VAlerioduto não é apenas dinheiro privado, ela vinha também das estatais e dos fundos de pensão das estatais. A Veja mostrou para todo o Brasil o contrato de financiamento entre Marcos Valério e PT. Por que foi feito esse contrato? É que Marcos Valério "prestava serviços" para diversas estatais, controladas por companheiros aloprados petistas e repassava parte desses valores para o PT que distribuia para si ( o PT do RS recebeu um milhão do esquema) e para os partidos aliados para aprovar medidas no Congresso Nacional. Sabe o que é irritante, Guimas, o PT no RS posa de dono da ética no governo da Yeda, mas participou e se beneficiou de um imenso esquema de corrupção e se cala quando a picaretagem é lá de cima, do governo Lula.

Carlos Eduardo da Maia disse...

E o Lula sabia dessas picaretagens? O Lula e a Dilma não sabiam que o compadre do Lula ganhou 5 milhões de dólares para vender a Varig para a Gol, sendo que a TAM fez melhor proposta? Será que o Lula não sabe nada disso?

Anônimo disse...

TU é muito canalha o Maia, sem vergonha de defender a tucano-bandidagem.

E sempre que pode uma mentira para sujar algum nome limpo.

Tuas ultimas mentiras e insinuações maldosas são com relação a uma mentira que uma piranha como a Denise (que deve ter tentado achacar a banca de advocacia que agride, e se deu mau)
querendo envolver o nome da Ministra Dilma.

Até a piranha da Denise já se desdisse e tu vai continuar por puro mau caratismo.

Vai te juntar com os merecedores do teu voto, de preferência no presidio.

Para que não te esqueças o Valerioduto é criação desta tucanagem que só desaguou em lugar errado.

Já que pela tua falta de carater, de vergonha, bom senso, etc. e já que ninguem vai no teu blog para ler tuas semvergonhices, vai tomar um chopp com o Lair o Culau, o Busatto, ou quem sabe um Martini?

Claudio Dode

Anônimo disse...

Ninguém visita o blog do Maia, lá é só lavagem de notícia.

Anônimo disse...

Maia, modera a tua linguagem.
Ainda vais levar um processo no lombo.

Anônimo disse...

O Jornalismo da Zero Hora me envergonha, assim como a falta de um olhar calibrado de grande parte do povo gaúcho, que ao ler as (des)informações que os colunistas escrevem, não questionam o que existe por trás de manchetes fúteis ou superficiais (tendenciosas ao extremo) em momentos de tanta podridão no Goverdo do Estado.
Me envergonhei hoje ao ler a manchete de capa da Zero Hora que passa, sorrateiramente, a idéia de que os protestos que estão sendo organozados por movimentos sociais são puramente para tumultuar a "(des?)ordem" pública, enquanto não se questiona o fato de a polícia estar sendo mobilizada para calar a voz destes que protestam contra o que está na frente de todos, mas muitos fazem questão de não ver, ou o que é pior, não mostar. É fácil colocar polícial armado até os dentes para combater o povo que protesta. Quero ver colocar essa força nas ruas para combater assaltantes, traficantes, etc. Andar nas ruas de Porto Alegre de noite têm se tornado uma aventura. Policiais na Ruas? Segurança pública? Que nada! Só vejo repressão a quem questiona esse governo que me envergonha...

Anônimo disse...

Maia, vais gastar o teu dinheiro de Malbec em DEVOGADOS.

Cuidado...

Anônimo disse...

Hoje o programa Balanço Geral da Rede Record (campeã de audiência neste horário, segundo Paulo H. Amorim) apresentou imagens da ação da brigada militar. Seu apresentador, Geraldo Luiz, disse com todas as letras: A PM fez o que devia fazer. Conheço muitos sem-terra que trabalham, inclusive aqui na emissora e que nunca invadiram o que é dos outros.
Quem tem parabólica assistiu esta reportagem no interior.

Repórteres de outros estados brasileiros podem se manifestar. Se fosse algum apresentador aqui do RS, os petralhas iriam convocar um protesto em frente da emissora.

Conrado

Anônimo disse...

Conrado, mas quem é esse Geraldo Luz pra ser critério da verdade? Deve ser um cão de guarda do patrão dele. Não só pode como é pago para se manifestar a favor dos interesses dos que o compram por mil reais ao mês ou a metade disso.

"Repórteres de outros estados brasileiros podem se manifestar". Mas onde que jornalistas não podem se manifestar A FAVOR DO PATRONATO?
Até onde sei, o contrário é que não pode.

Em que mundo vc. vive Conrado?
Andas bebendo? Cheirando? Acocando?

Anônimo disse...

Josmar Amorim, vejo que o seu mundo é muito restrito.
Tú és um coitado.

Conrado

Carlos Eduardo da Maia disse...

Contra a hipocrisia daqueles que criticam aqui e silenciam lá eu não vou abrandar minha linguagem.

Anônimo disse...

EDUARDO AZEREDO(PSDB) foi o grande pai de Marcos Valério!! Viu Sr.MAIA!!! fala nêle prá nós quem criou essa criança foi o PSDB que sugou tudo o que tinha em MINAS e depois foi roubar nos estados como acontece hoje!!!! 5 governadores do PSDB envolvidos em FALCATRUAS !! Fale também das falcatruas dos jornalistas da RBS e outros que se escondem de fazedores de "imagem"!! Imagina !!!! ÊSSE PUGGINA DEVE ESTAS COM OS BOLSOS TRANSBORDANDO!!!!

Anônimo disse...

MAIA!! VAI PRO BREJO!!! DEFENDENDO LADRÕES COM PROVAS!!!! TU TENS QUE TER CULPA NO CARTÓRIO!!! RECEBEU DINHEIRO DA QUADRILHA OU TU ÉS QUADRILHA????? CONTA PRÁ NÓS!!

Anônimo disse...

O Maia de hipocrisia entende. Nisto, eu reconheço, ele é imbatível.

Claudio Dode

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sim, Clécio foi no governo dos tucanos do PSDB de MG que a picaretem do valerioduto começou. Estou de pleno acordo e assino embaixo, mas o PT que prometeu um Brasil decente contratou Marcos Valério e multiplicou o esquema por mil. É muita hipocrisia!!!

Anônimo disse...

E os tucanos que inventaram lá, continuam "inventando", É muita hipocrisia!!"

É muita sede..., é muita bandalheira, é muita sem vergonhice!!

Mas o canalha do Maia volta para o passado para defender o presente sujo da oligarquia lhe oferece o sonho do Malbec.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Maia...Fala Liderança! Tava em Brasília assessorando a Dra. Denise e sua mala mágica ou planejando o novo gabinete da Yeda? Já conseguiram tirar o fedor do Piratini? O Patton dos Pampas vai bater mais amanha? O que há de novo?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo