Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 5 de maio de 2008


Pentágono agora faz ofensiva na internet

Cuidado com o que você lê, pode estar sendo produzido pelo Pentágono norte-americano, conforme interesses do Império.

O Departamento da Defesa dos EUA está criando uma rede de sites de notícias em línguas estrangeiras e contratando jornalistas locais para escrever sobre os acontecimentos correntes e produzir outras formas de conteúdo que promovam seus interesses e contrabalancem a mensagem de extremistas. Os sites noticiosos foram inspirados em iniciativa semelhante desenvolvida no passado visando os Bálcãs e o norte da África e são parte de uma ação do Pentágono para expandir as "operações de informações" na internet. A informação é do jornal norte-americano US Today, de 01/05/2008 (fac-símile da página na web).

A iniciativa não foi revelada publicamente. No caso do iraquiano Mawtani.com, no ar desde outubro, só um link no pé da página revela o patrocínio do Pentágono. À primeira vista, parece um site convencional. Grupos de defesa da liberdade de imprensa dizem que os sites são enganosos e podem facilmente ser confundidos com noticiários independentes.

"O que eles estão tentando é controlar a mensagem, contornando a mídia e apresentando a versão deles diretamente aos usuários; é uma responsabilidade séria informar as pessoas qual é a fonte dessas notícias", diz Amy Mitchell, diretora-assistente do Projeto de Excelência em Jornalismo.

Funcionários do Pentágono dizem que os sites são uma forma legítima e necessária de promover os objetivos políticos dos EUA e rebater as mensagens dos extremistas religiosos e políticos. Eles afirmam ainda que os EUA e seus aliados têm sido superados na batalha por levar informações a audiências do Iraque e outros países.

O conteúdo dos sites noticiosos é redigido por jornalistas locais contratados para escrever reportagens que se enquadrem aos objetivos do Pentágono. Militares ou empresas terceirizadas revisam as matérias para garantir que sejam compatíveis com esses objetivos. Os repórteres só são pagos por trabalhos postados nos sites.

Os sites noticiosos se seguem ao lançamento no ano passado, pelo Pentágono, de uma "iniciativa transregional", com o objetivo de criar "um mínimo de seis" sites noticiosos dirigidos pelos comandos militares dos EUA, segundo notificação do Comando de Operações Especiais a empresas interessadas em operar esses sites.

"Os jovens nas ruas gostam da internet, e essa é a maneira pela qual eles se comunicam, sabem do que acontece no mundo, se mantêm informados. E eles escolhem com cuidado as fontes de notícias que usam", disse o coronel Jerry O'Hara, do Exército. "Temos de estar envolvidos nisso a fim de garantir comunicação efetiva."

..........

Aqui no Rio Grande do Sul essa forma vil de fazer jornalismo (prostituído) não é novidade. Sabe-se à boca pequena que blogueiros e donos de sites de informação identificados com o pensamento neoliberal (e maragato) são copiosamente remunerados por entidades patronais guascas. O comentário é o de que os “jornalistas” mais amansados chegam a embolsar cerca de 30 mil reais/mês por entidade.

8 comentários:

Anônimo disse...

Mentir sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque, pode?

Censurar a imprensa ianque sobre o número de norte-maricanos mortos em combate no Iraque a fim de não se criar um clima de Vietnã, pode?

Mentir para o Congresso a fim de conseguir mais verbas públicas para massacrar mais o Iraque, pode?

Mentir e omitir sobre a existência de tortura nas bases norte-americanas espalhadas pelo mundo, pode?

Mentir e omitir sobre o que acontece de fato em Guantánamo, pode?

Mentir e omitir sobre os vôos clandestinos com prisioneiros sequestrados cujo destino são bases ianques na Europa, pode?

Pode? Então, agora tudo pode.
Basta apenas pagar jornalistas prostitutos para contarem as coisas com um mínimo de coerência, sempre cuidando para que a coisa pareça isenta, neutra e desinteressada.

Juarez Prieb

Anônimo disse...

esses fdp acham que $$$$ compra tudo, até a alma das pessoas, pode comprar alguns jornalistas tipo inseto, mas quem vai acreditar em inseto?


joca

Anônimo disse...

Genial Cristovão! Jornalista "mais amansados" :-)! Quem será?

Anônimo disse...

Ué, para mim, isso já ocorre há algum tempo, ou Reinaldo Azevedo, Olavo Carvalho e companhia bela, são remunerados pelo princípe encantado?

armando

Anônimo disse...

E as entidades? Quem são as entidades patronais?
Eu tenho vários palpites.

gilmar mossmann

Anônimo disse...

Opa! Tem amansado com patrocínio do Banrisul. Quanto será que recebe por isso, pago com meu dinheiro?

Anônimo disse...

30 mil reais? é muito!
muito cretino amansado que ocupa microfones, blogs e outros se vende por 2 ou 3 mil. se chorar um pouco, sai por menos.
30 mil é para grandes negócios com eucalipto

Anônimo disse...

30 mil reais? é muito!
muito cretino amansado que ocupa microfones, blogs e outros se vende por 2 ou 3 mil. se chorar um pouco, sai por menos.
30 mil é para grandes negócios com eucalipto

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo