Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 6 de maio de 2008


Para ZH, as ameaças sempre são da Natureza

Para o PIG, e Zero Hora em particular, as maiores ameaças sempre são provocadas pela Natureza. É gritante, haja vista a capa de hoje (acima) do principal veículo da RBS.

Quase a totalidade dos graves transtornos passados pela população do Estado nas últimas horas foram motivados pela negligência do poder público para com as suas próprias responsabilidades e deveres constituídos.

Ontem, reclamava na TVE um senhor idoso. Seu bairro de periferia em Porto Alegre já estava há 30 horas sem energia elétrica e a companhia estatal – CEEE – não se dignara a consertar os estragos do temporal. Ele exibia para a câmera protocolos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre de incontáveis reclamações e denúncias que já havia feito sobre árvores ameaçando a rede elétrica do bairro. Sempre foi ignorado. Com os fortes temporais, aconteceu o que ele previra, acentuando ainda mais o descaso do governo estadual e municipal com a plena manutenção dos serviços públicos.

Este é apenas um singelo exemplo. Mas a irresponsabilidade do Estado e do Município é quase generalizada. E para arrematar, vem a mídia oligárquica atribuir causas naturais às dificuldades pelos quais passam as populações desassistidas.

Ameaça mesmo são as administrações de Yeda e Fogaça. Aliás, a fotografia da capa de ZH hoje é o retrato vivo do governo José Fogaça: uma máquina no buraco.


16 comentários:

Anônimo disse...

Duro mesmo, meu caro, é ficar calado diante da infâmia publicada pelo Tutty Vasquez, no Estadão. O infeliz resolveu fazer "humor" em cima do Ministro Edson Santos, da Igualdade Racial. Um primor do escárnio. Confira lá, sob o título "Trabalho escravo": http://blog.estadao.com.br/blog/tutty/

Bauhausler disse...

E só pra lembrar: o distinto motorista do veículo da fotografia havia estacionado sobre a calçada.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Tem Blog alternativo de esquerda que é igual ao Celso Roth que acha que sua impopularidade existe apenas na cabeça da grande mídia.
O atendimento da CEEE - responsável pelo absurdo e atrasado monopólio estatal da energia na região metropolitana de Porto Alegre -- é péssimo, ineficiente, burocrático etc. Ontem o telefone da estatal estava completamente fora do ar. Acho que o Feil não leu bem a notícia da ZH que diz respeito a uma possível tragédia futura, uma vez que as àguas da intermitente chuva de quase 3 dias está se dirigindo ao Guaíba, situação que coloca em risco as vilas que ficam a beira do lago.

Anônimo disse...

A energia de grande parte da região metropolitana de Porto Alegre é de responsabilidade da AES Sul...

Anônimo disse...

Will, não vi nada demais no humor do Tutty sobre o ministro negro, mas que tem a alma branca.
Não pode brincar com o ministro por estar se esfalfando demais ao comer uma feijoada? Negro tem que ser blindado, não pode se brincar nem criticar?
Ora, faça-me o favor. Eu acho é que Tutty perde tempo com essas bobices, tinha mais é que cobrar ações mais efetivas do ministro negro para com os negros.

Aqui no Rio, esse negão é manjadaço, um tremendo direitão, negro bem comportado, metido a branco. Foi deputado estadual e andou por vários partidos de direita. Quequiéisso?

Que negro é esse, Will?

Castrinho

Anônimo disse...

Segundo o site da Metsul o Lago Guaiba, como lá denominado está baixando e só a ZH não sabe.

O jornal Zero Hora de hoje traz como manchete principal de capa: "Ameaça agora é a cheia dos rios". Ora, os rios já encheram. Cidades entre os Vales dos Sinos e Paranhana já estão com enchente como Taquara e Rolante. Aliás, a ameaça vem desde o momento que os dados começaram a indicar volumes extraordinários de chuva nas cabeceiras de alguns rios entre sexta e sábado da semana passada. Observem que já na noite da última sexta-feira, logo há quatro dias, publicávamos um boletim destacando o risco de cheias dos rios (leia). Na minha coluna de domingo do jornal ABC Domingo enfatizava a preocupação com os níveis dos rios (leia). O que me estarreceu, contudo, foi ver no mesmo jornal nesta terça-feira uma projeção feita por jornalistas - imagino que especialistas - de elevação substancial do nível do Lago Guaíba. Zero Hora afirma: "Conforme projeção feita por ZH, a medição deve ultrapassar 1m80cm por volta das 19h30min de amanhã se o aumento do nível verificado ontem - de nove centímetros a cada 10 horas - for mantido nos próximos dois dias. Na manhã de quinta-feira, a água poderia invadir as primeiras casas".

RBS a ex-fonte da informação. Vivente se queres informação vá aos blogs, menos o do Maia que lá só tem cópia dos outros blogs.

Anônimo disse...

Quem é que vai comentar o atendimento da AES Sul - responsável pelo absurdo e atrasado monopólio privado da energia?

AES é aquela que mesmo tendo adquirido o patrimonio nacional usando dinheiro do BNDES, não honrou o pagamento e continua mandando....

Claudio Dode

Anônimo disse...

Com esse buraco, POA se igualou a Sampa, pelo menos nos buracos deixados pelos demos e tucanos.
armando

Anônimo disse...

É bauhausler...a culpa agora é da pessoa q estacionou em cima da calçada, não da falta de manutenção e de atenção da prefeitura.
Moro na rua atrás dessa, quando chove vira um dilúvio, quem faz a limpeza são os moradores. A prefeitura não põe a mão em nada.
De repente a culpa seja da gente também.
sil

Anônimo disse...

SAIU DIAS ATRÁS, EM ZH, QUE A OPERAÇÃO DE 1 BILHÃO DA YEDINHA TEM QUE TER O AVAL DO STF ???????? OLHA SÓ !! O AVAL DO STF!! PODE ??? ISSO PODE????? E TEM MAIS ELA MENTIU QUE TINHA VENDIDO O APTO.DE CAPÃO QUE ESTÁ ALIENADO!!! O MAIA NÃO É O MAIA !!!! CUIDADO! ESTAMOS DESCOBRINDO A TAL CRIATURA!!!

Dr. André disse...

Mas entendo que uma coisa não anula outra. Talvez a manchete poderia ser completada, na matéria, com uma análise da situação das regiões ribeirinhas e das ações do poder público para evitar eventuais tragédias. No entanto, não achei abusiva a matéria apenas incompleta.

Carlos Eduardo da Maia disse...

A matéria, André, está correta. O risco ocorre, porque existe uma lei chamada da gravidade que certa esquerda entende que ela é ideológica e que tudo isso, inclusive essa lei, é armação da grande mídia, que eles chamam de PIG... Tudo é culpa do PIG. E o Celso Roth também acha isso. E tem gente que vai na onda...

Anônimo disse...

Fabricio, não grita.
Sobre o "aval do STF", naturalmente um absurdo, o Feil já comentou aqui dias desses. Mas vc tem razão, o STF não dá aval de nada, quem dá é a União. Mesmo porque se a Ieda chegar com aval do STF no Banco Mundial eles vão rir na cara dela. Aval quem dá sempre é governo central, porque se o estado ou a província velhacar quem irá pagar a dívida é o governo da União.

Anônimo disse...

A CEEE é uma bosta, quem já precisou sabe. Agora outra questão que a turminha da RBS tem desprezado - bem como as outras redes - é a da estiagem no Estado. Eram 105 municípios em estado de emergência - mais de 20% dos municípios estaduais e a repercussão foi muito menor do que devia, isso por que atingiu principalmente as Missões e o Noroeste do Estado, zona tão, ou mais, excluída que a tão comentada Metade Sul.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Hoje a ZH mostrou exatamente o que ela ontem previu. Realmente, certas cidades foram invadidas pela água. E tem gente que acredita que a lei da gravidade é ideológica.

Anônimo disse...

Ô Maia,

A lei da gravidade não é ideológica com toa a certeza, agora as providências podem ser sim. Releia as noticias do caos de New Orleans.

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo