Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 7 de maio de 2008



Correio do Povo só muda a aparência

A partir desta semana o jornal Correio do Povo de Porto Alegre, recém adquirido pela Igreja Universal do Reino de Deus, está com nova programação visual. Mas é só visual, não se entusiasmem.

O CP tem 113 anos de publicação. E agora vem com uma coluna chamada “Há um século no Correio do Povo”. O diário Zero Hora, do grupo RBS, tem uma coluna chamada “Há 30 anos em ZH”.

Assim, o Correinho humilha ZH. Mas poderia ser mais conseqüente ao querer sobrepujar o seu concorrente no RS. Tem tudo para fazê-lo, bastaria querer.

Senão vejamos: o CP pode ser sustentado pelos seus proprietários e patrocinadores, a IURD, instituição religiosa arrecadadora de pulverizadas contribuições e donativos de milhões de fiéis no Brasil todo. Estimativas indicam que a IURD teria mais de dez milhões de seguidores, e quase todos contribuem religiosamente com a Igreja, mesmo em modestas quantias. De qualquer forma, é uma receita segura, garantida pela fé, crescente e que não exige recibo fiscal. A declaração fica a critério da contabilidade terrena e/ou Divina, menos do Estado.

O Correio muda o visual apenas na diagramação. O conteúdo continua reacionário, atrasado, e convencional, informado por uma qualidade sof rível do texto, sem nenhuma luz criativa e ousadia zero. Depois que a IURD assumiu o jornal, melhorou um pouco a edição de fotografia, mas logo voltou à velha mediocridade estética. A capa de hoje está péssima, a fotografia, horrorosa e sem contexto, o que agrava o caso.

Fazer um contraponto à linha editorial chapa-branca da RBS, talvez fosse uma saída inteligente da IURD, até mesmo em se tratando de concorrência comercial, uma vez que hoje cerca de um terço da população do Estado – num cálculo conservador – não está contemplada com o sub-jornalismo praticado pela mídia tradicional.

Não se trata de fazer um jornalismo de esquerda, mas jornalismo, apenas. É o mínimo que se pode exigir.


18 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Acho que o CP piorou e muito com a administração do Bispo Macedo. Prefiro ainda ler a ZH, como faz o Feil diariamente. E bem que ele faz.

Anônimo disse...

Maia, meus óculos são diferentes dos teus, e o juízo também.

Saudações!

CF

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk até a bostinha do Correinho consegue passar a perna na Zéagá.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


joca

Anônimo disse...

ZH é ruim, mas pelo menos é laica.

Fora CP.

Anônimo disse...

ZH laica?

Laica o quê, reza no altar do dinheiro, na religião do mercado.

CP faz sincretismo religioso.


malacara

Carlos Eduardo da Maia disse...

Que bom, Cristóvão, que nossos óculos e juízos são diferentes. E assim caminha a humanidade.

Anônimo disse...

Sugestão a todos: leiam o livrinho JORNALISMO: A SAGA DOS CÃES PERDIDOS, do prof. Ciro Marcondes Filho, da USP.

Concordo com ele: não existe mais jornalismo desde a época de contestação, politização e independência que serviu para mudar o status quo com a Revolução Francesa.

Porém, assim que a burguesia assumiu o poder após desconstruir o clero e a nobreza com seus informes que obtiveram a adesão do mesmo povo a quem usaram como mera bucha de canhão, o seu "jornalismo" passou a ser industrial, frívolo, conservador e nada contestador.

[]'s,
Hélio

Carlos Eduardo da Maia disse...

Hélio, o jornalismo que havia na época de Luiz XVI era do Marat da vida e que gerou e alimentou toda a fase de terror da revolução e cujos atores acabaram sem cabeça. Isso não jornalismo sério e honesto. O povo brasileiro tem hoje a sua disposição uma diversidade muito grande e importante de informação. E digo mais, a boa fonte está muito mais na grande mídia, do que em certos blogs que andam por ai que reclamam dos PIGS da vida e ao mesmo tempo não dizem nada, silenciam e se omitem com as falcatruas e censuras de governos de esquerda. Que Blog de esquerda apoia o generación Y da Yoani Sanchez????? E por que não apoiam? Porque tem compromisso, são ambivalentes e detonam suas críticas e posições apenas para o lado esquerdo da vida, como se esse estivesse sempre com a razão. Não está.

Anônimo disse...

Ô Maia:

O Agripino que é Maia (com aquela vozinha de boneca rachada), o Arthur Virgilio, Heráclito e outras cabecinhas da oposição histérica. E literalmente histérica pelo vazio interno que sente, e denota, pegou a maracutaia do Alvaro Dias (dos cabelinhos, louros, vermelhos, amarelos...) e fizeram a maior gritaria contra a "falcatrua" do dossie.

Mesmo montados na maior covardia travestida de coragem, chegaram na frente da Dilma e viraram umas gazelinhas e no fato mesmo não tinham nada a dizer.

E aí quem é que de sã consciência, e honestidade pode apoiar esta corja tucana DEMoniaca.

A verdade é que qualquer Fofoca que a Canalha comece a fazer gritaria o PIG repercute para ver se cola como verdade.

Na hora da verdade sobrou o quê para as gazelinhas, tentar amealhar alguma migalha do PAC.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Esta noticia não tem repercussão no PIG, porque estão sempre avidos de defender multi nacionais, e atacarem o MST. Mas poderiam ter um pouco de sensatez como tem os parlamentares de Basel, na Suiça, que pediram esclarecimentos a Syngenta pelo assassinato de Valmir Mota de Oliveira, o Keno.

Lá Os parlamentares querem saber quais as providências que a Syngenta para reparar os danos sofridos pelas vitimas do ataque. E por aqui é só loas aos gananciosos estrageiros.

Os acionistas minotarios, em assembléia, cobram providências dos diretores para que respeite as leis do Brasil.

Que vergonha! Os a acionistas que, vivem do lucro da empresa, se sentem envergonhados e indignados.
E por aqui a indignação é criminalizada.

Lá os parlamentares querem providências, por aqui caixa de campanha.

O colonialismo é tão introjetado que dignidade não consegue um minimo de espaço com esta gentalha midiática e defensora das práticas neoliberais.

Com relação a Stensora e caterva virou uma esculhambação baseada no
puxasaquismo mais rasteiro.

Anônimo disse...

É isso aí, Feil: busca-se apenas jornalismo. E, no caso dos jornais e revistas, tem demanda para isso: as pessoas ainda gostam de lê-los e, na minha modesta opinião, assinam certas barbaridades mais pelo hábito, do que por gostar do que lêem.
Eu já vejo jornal e revista como um monte de papel inútil para ser empilhado. De impresso, só compro livro. Aliás, "O Desafio e o Fardo do Tempo Histórico" do Mészáros tem sido uma bênção de leitura. Recomendo.

Cristóvão Feil disse...

Ótima dica, Cláudia.

Nesta obra, Istvam Mészaros diz que a disjuntiva não é mais entre socialismo ou barbárie, agora é socialismo ou extinção.

Abç.

CF

Carlos Eduardo da Maia disse...

Mészaros está gagá e tem gente que acha que ele é são.... Ele acredita piamente que o Estado pode fenecer, escreveu um capítulo inteiro sobre essa asneira.

Anônimo disse...

É Maia,

O Mészaros está Gagá...

Mas quem defende Governo Yeda é tu...

Guga Türck disse...

Cristóvão, será que não vês que este cara está PATRULHANDO o blog???
Tudo o que é assunto relevante, que merece discussão, ele esculhamba, ou com retórica vazia, ou com ironismos idiotas e ofensivos. Ele não contribui em nada e usa o Diário Gauche para receber acessos parcos em seu menos que medíocre blog.
Sugiro urgentemente a moderação dos comentários. Aposto que tem muita gente deixando de comentar por aqui por causa desse energúmeno.
Ou seja, ele está conseguindo o que quer, o seu objetivo. Ele está travando o processo de crescimento do pensamento coletivo neste blog.
E ele é pago para isso - podes apostar.
Sei que a moderação demanda um pouco de trabalho do blogueiro, que também atrapalha um pouco o andamento da discussão, mas no teu caso me parece estar ficando imprescindível.
Sério. Não há uma postagem que este cidadão não avacalhe. E ele monopoliza, esvaziando o tema. Aposto como tem gente inteligente que não vem mais aqui contribuir, apenas lê os teus artigos - o que me parece um grande desperdício de uma tecnologia maravilhosa que é a internet.
E moderar os comentários não é uma atitude anti-democrática, muito menos de cerceamento (que é, na realidade, o que este cara faz com suas manobras diversionistas). É bom senso.
Quem freqüenta aqui sabe que vais liberar todo o tipo de contribuição, seja a favor, ou contrária a teus pensamentos, inclusive xingamentos!
Mas deste cara, não. Repito, as atitudes dele são orquestradas, são recheadas de intencionalidade - ele é pago para isso e está atingindo seus objetivos!
Ele vai mudar de nome, pseudônimo, vai tentar burlar a moderação, mas a sua caricatura se extinguirá, pelo menos por aqui.
Por favor, Cristóvão!
Modera os comentários!

Anônimo disse...

Vamos estudar a sugestão, Guga.
Obrigado pelas considerações.

Abç.

CF

Anônimo disse...

Mas, afinal, ZH é chapa-branca ou golpista? Se decide, Feil!

Anônimo disse...

Caros Guga e Feil:

Eu andava endoidecido com as provocações e patrulhamento do Maia e seus correligionários que entraram também no blog, rebaixando o patamar de discussão.

Mas por sugestão postada aqui dei uma olhada no blog deposito do Maia (que aliás podia se esgoto Maia), e constatei que nos ultimas 35 postagens que ele fez, nada mais do que 07 entradas foram registradas, sendo que 03 de um mesmo correliginário.

Este blog é a salvação da lavoura dele. Só tem um jeito de aparecer:
Vim para este blog.

O Cara é correligionário do Lair, vota na Yeda, faz campanha para o fogaça, é neoliberal roxinho (a cor é simbólica), quer que alguem acredite que é de esquerda, ninguem se interessa pelo que ele escreve..... Nada dá certo na vida do desgraçado, se ficar impedido de entrar aqui vai fazer o que?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo