Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 16 de maio de 2008


Afinal, ZH enxergou os “gaúchos” de Roraima

Depois de mais de sessenta dias de aguçamento dos conflitos em Roraima, onde os protagonistas são uns poucos arrozeiros do Rio Grande do Sul, ZH finalmente “informa” aos seus leitores sobre os fatos. Já havíamos cobrado aqui a urgência desta matéria. O provincianismo do jornal da Azenha já não é mais o mesmo.

ZH mandou para lá um dos seus tantos repórteres-de-hotel, Ca-Carlos Wa-Wagner, mas o jornalista fa-falhou.

Viajou toda essa distância até o Norte do Brasil e não lhe disseram que os arrozeiros “gaúchos” são invasores (ex-grileiros e que até hoje não têm título de propriedade das áreas griladas na década de 70) da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol e por esse singelo motivo provocam grande parte do conflito naquela reserva indígena já demarcada pelo governo federal em 2005.

Ou não informaram ao repórter ou ele preferiu conscientemente omitir de sua matéria publicada hoje.

Sabem como é, revelar toda a verdade seria como arranhar a imagem dos “gaúchos”, algo que a RBS jamais faria, especialmente em se tratando de “empreendedores” destemidos e pioneiros brancos em terras de incivilizados.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu, espírito de porco...escreví para o jornalista e lhe refresquei a memória sobre os detalhes não publicados na matéria.
A resposta não podia ser outra:

"Os brancos chearam e tomaram conta de nossas terras. Muitos de nós acabaram morrrendo. A área é nossa. O governo já reconheceu isso. Não tem mais o que discutir - afirmou Jaci José Souza, 60 anoas, um dos líderes macuxis e da direção do Conselho Indigenista de Roraíma. Se tu colocar o dedo no mapa dos conflitos agrários do brasil, eu estive lá e escrevi a história que pode ser lida em oito livros, entre eles: A saga do João Sem terra. SE tu colocar o dedo no mapa dos massacres dos povos indígenas, eu estive lá escrevia a história. Por exemplo: Indias prostituídas - 2000 reserva indígena da Guarita. Coloquei 10 caras na cadeia. Tu tá falando bobagem."


Entenderam alguma coisa????

Sil

Anônimo disse...

Ola Feil!!! Finalmente te ouviram, ou leram tua reclamatória e descobriram os valentes desbravadores gaúchos no norte. Creio que eles ainda são considerados empreendedores do agronegócio. Jamais serão vistos como posseiros, grileiros ou falcatruas e pistoleiros pelo PIG. Grande abraço.

Anônimo disse...

Esta "matéria" da RBS está para o jornalismo, assim como aquele "outdoor" da Aracruz, exibido no ES, sobre a "Funai trouxe os índios" está para a marquetagem. É escancarado o lado que ZH escolhe no confronto a despeito da sua proverbial "imparcialidade".
Assim como vai ficando escancarado tb esse mito do empreendedorismo gaúcho. Aliás, a RBS produziu aquela famigerada séria "A conquista do oeste", onde se evidencia o papel lastimável na devastação ambiental que os nossos conterrâneos têm desempenhado por esse país afora.
E o trágico, é que muitos são filhos e netos de imigrantes que foram escorraçados ou fugiram de seus países de origem como cidadãos de quinta categoria e que, ao chegarem ao Brasil, passaram a reproduzir as mesmas condições de opressão das quais foram vítimas lá.
O que nós estamos vendo é a reedição, pela mão dessa gente, da "caça ao bugre", agora, sob os auspícios do agro-negócio.
A matéria de ZH já demonstra o seu partidarismo no título, quando seria correto dizer que "gaúchos tumultuam o norte do BR". Nossos conterrâneos são apresentados praticamente como vítimas, não como invasores e usurpadores daquilo que não é seu.
Esse tratamento tão condescendente contrasta terrivelmente com o que é dado a outros invasores de espaços públicos, aqueles que pedem esmolas nas sinaleiras. Para esses, a RBS organiza até eventos com participação de notórios neofascistas alçados ao estrelato midiático.
E não surpreenderá ninguém se, daqui a pouco, um desses "geniais" marqueteiros do tipo dos que "bolaram" aquele outdoor da Aracruz, sugerir que se costure, na lapela dos mendigos "estelionatários" uma estrela amarela, para os homens de bem possam melhor identificá-los.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo