Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 2 de abril de 2008



Lair Ferst, o fotogênico

A reportagem da última sexta-feira em Zero Hora é uma mostra do potencial, ainda que limitado, dos blogs. Até onde sei, foi a primeira vez desde que estourou o escândalo do Detran que o jornal publicou a foto, do seu próprio banco de imagens (19 de outubro de 2006), em que Lair Ferst, uma das peças-chave no esquema de desvio de recursos, aparece ao lado da governadora Yeda Crusius durante um ato da campanha eleitoral.

Esta foto circulava há um certo tempo. Vários blogs do Rio Grande do Sul passaram a publicá-la após o surgimento das primeiras notícias sobre a participação de Lair Ferst no esquema. Só agora, Zero Hora a republica. Prova de que os veículos da grande imprensa estão cada vez mais monitorando alguns blogs, que acabam por conseguir influenciar, ainda que timidamente, a cobertura dos jornais.

É uma foto importante. O fato de Ferst aparecer ao lado de Yeda está longe de comprometer pessoalmente a governadora, mas mostra que Ferst, “tratado como um dos coordenadores do grupo que comandou a vitória tucana” em 2006 (afirmação de Zero Hora), não era uma figura de pouco vulto dentro do PSDB. Não seria, portanto, um “free-lancer” em matéria de corrupção, atuando sozinho à revelia dos comandos políticos, como às vezes escutamos por aí, da boca de quem já procura se prevenir.

Na internet, é possível encontrar outra foto (no alto) de Ferst ao lado de importantes figuras, no caso, da radiodifusão brasileira. Num encontro da Associação Brasileira das Emissoras de Radio e Televisão (Abert), em 2006, ele aparece ladeado por Roberto Cervo, presidente da Agert, e José Inácio Pizani, presidente da Abert.

Pescado do blog do jornalista Daniel Cassol.

2 comentários:

Anônimo disse...

O gajo está assustado na foto, enquanto as hienas do PIG riem.

Anônimo disse...

Herrrrrrrrrr Yeda

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo