Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008


A direitista cadeia Fox News subiu com Bush e está caindo com ele. E de como os Democratas Obama e Hillary ignoram a Fox.

A decadência da Fox

Há uma história nesta campanha eleitoral americana que eu ainda não vi discutida no Brasil - e que os fãs da revista Veja deveriam acompanhar com atenção. É o declínio paulatino da relevância e da audiência da Fox News, a outrora temida cadeia de televisão que redefiniu não só o jornalismo, mas a própria política norte-americana. A Fox conseguiu o que em 1996 parecia impossível: desbancar a CNN no negócio de notícias via TV a cabo, enquanto realizava a proeza de transformar o extremismo de ultra-direita em suposto centro do espectro político, com um slogan que era o troféu óleo de peroba do século: fair and balanced. Funcionou durante muito tempo e foi decisivo para o roubo de uma eleição presidencial americana (2000) e para o resultado da seguinte (2004). Parece não estar funcionando mais.

A partir de um chamado ao boicote liderado pelo site Fox Attacks e por vários blogueiros e ativistas progressistas, os candidatos democratas tomaram a difícil – mas, viu-se depois, acertada – decisão de ignorar o canal e não aceitar debater lá. Tratá-la como o que ela é, um canal de manipulação e doutrinação extremistas, não um veículo de notícias. Este ano, foi tudo morro abaixo para a Fox. O candidato queridinho da Fox, Rudy Nine-Eleven Giuliani, amargou uma humilhação atrás da outra nas primárias, perdendo até para o azarão Ron Paul. Teve que abandonar a corrida antes de ser esmagado dentro do seu próprio Estado de Nova York, apesar de todos os esforços do canal. A estrela da Fox, o histriônico Bill O'Reilly, chegou a trocar empurrões com agentes do serviço secreto para tentar se aproximar de Barack Obama, humilhação impensável dois anos atrás. Depois da Fox excluir do seu debate o candidato anti-guerra Ron Paul, mesmo depois de Paul ter conseguido 10% dos votos em Iowa (quase o dobro do queridinho Guiliani), o todo-poderoso âncora da Fox, Sean Hannity, foi perseguido pelos seguidores de Paul aos gritos de Fox News sucks! (veja o hilário vídeo). Para piorar a situação, o ex-executivo da Fox, Dan Cooper, vem publicando trechos do livro em que conta toda a lama por trás do projeto do canal de notícias liderado por Robert Ailes, um sujeito capaz de ameaçar uma criança de 3 anos cujo único crime é ser filha de um jornalista que fez um retrato crítico do seu amado radialista de ultra-direta Rush Limbaugh.

O que os Democratas entenderam, finalmente, é que em alguns terrenos não vale a pena lutar. O resultado do jogo já está dado de antemão, como sabem os que já presenciaram os massacres manipulados que são as “entrevistas” da Fox com qualquer um que não compartilhe o extremismo bélico do canal. Que isso sirva de lição para os que acham válido conversar com determinados veículos, ao invés de seguir o exemplo dos incontáveis brasileiros que já tivemos o gostinho de um dia dizer ao telefone: Você é da Veja? Desculpe, com a Veja eu não falo.

Nas primárias de New Hampshire em 2004, mesmo sem qualquer oposição a Bush, a Fox teve 200.000 telespectadores a mais que a CNN na noite da primária democrata. Em 2008, com um campo de candidatos competitivos entre os Republicanos, a CNN teve 250.000 a mais. Dos dez debates mais assistidos desta campanha, cinco foram na CNN, só dois na Fox. O debate democrata da Carolina do Sul, transmitido pela CNN, bateu o recorde: foi o mais assistido da história das primárias americanas. O canal de negócios da corporação Fox, o Fox Business Network, que estreava com o intuito de fazer com a CNBC o que a Fox News fizera com a CNN, não consegue mais que ínfimos 6.300 telespectadores, ou 0,05% do mercado, bem longe dos 265.000 da CNBC (fonte).

A lição me parece clara: Fox subiu com Bush e está caindo com ele.

Artigo do professor e blogueiro Idelber Avelar, titular de literaturas latino-americanas e teoria literária na Tulane University (EUA), publicado ontem em seu blog.

19 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem lembrado pelo professor Avelar. O PT deveria se espelhar no exemplo de Obama e Hillary. Qualquer canal direitista (todos são), nem precisa ser a Globo, chama e os petistas correm como cachorrinhos amestrados para lamber as partes desse jornalismo de esgoto feito pela totalidade da mídia brasileira. Sem falar nos polpudos anúncios de estatais em panfletos partidários como Veja. Eu jamais pensei que o PT chegasse a esse ponto, flexibilizar o programa , tornar-se pragmático é uma coisa, outra bem diferente é tornar-se caudatário bem-educado da mídia que é o próprio partido dos entreguistas e golpistas de sempre.

A decadência do PT não se deve aos problemas de 2005, mensalão, etc, mas a essa complacência indecorosa com o PIG.

Anônimo disse...

"Tratá-la como o que ela é, um canal de manipulação e doutrinação extremistas, não um veículo de notícias".

Lápide perfeita para direitosa Veja dos Civitas.

armando

Anônimo disse...

Os italianos Civita ainda têm que explicar o motivo que os fizeram abandonar a Itália e vir para a Argentina. Nesse país ficaram poucos meses, depois de se meterem com negócios de gráficas e indústria papeleira para a imprensa, com financiamentos obscuros. Da Argentina, os queridos vieram para o Brasil, onde se deram muito bem obrigado. Quem vai escrever essa biografia não-autorizada desses retirantes "sortudos"?

Roy Frenkiel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roy Frenkiel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roy Frenkiel disse...

Pelo que aqui vejo, a Fox continua causando, e muito, infelizmente. A mais recente aquisicao por Murdock prova que ainda pode ser um bom negocio. De voces, nao esperaria nenhuma concreta mudanca em relacao a Fox, cada vez mais absurda.

abraxao

RF

Roy Frenkiel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Eduardo da Maia disse...

A Fox News pega realmente pesado. O Bill O'Reilly é um grande imbecil. Não existe na mídia brasileira nada parecido com a Fox News.

Anônimo disse...

que tal a Veja, Maia?

Anônimo disse...

Que tal a RBS?

O Lasier não seria uma versão O`Reilly?

Anônimo disse...

Cazé, creio que o Mino Carta poderia escrever a biografia não subserviente. Conhece bem os Civitas...
armando

Carlos Eduardo da Maia disse...

A Veja é uma revista super necessária para o Brasil e o Lasier não chega aos pés do O' Reilly. O interessante é que o PT adora participar do "conversas cruzadas". Por que, hein? Por que o PT não faz como a Hillary e o meu candidato, o Obama?

Anônimo disse...

Certamente os amigos do Maia nos states acham a Fox necessária.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pois é, anônimo, o bom mesmo seria que a mídia se calasse em relação aos cartões corporativos e aos mensalões dos aloprados petistas. E como tem aloprado no governo do PT... impressionante e a grande mídia fica enchendo o saco. So, so, sad. Melhor seria se ela se calasse.... Né não? Quero meu cartão corporativo e já!

Anônimo disse...

"Carlos Eduardo da Maia disse...
A Veja é uma revista super necessário
" meu candidato, o Obama?
a para o Brasil"

Para quem trata o Obama como "meu candidato", tem de achar a Veja uma revista supernecessária.

Peça, ô Maia, seu cartão corporativo para o Obama, e para saber o que pode ter de bom, eventualmente, para o Brasil, pergunte para um brasileiro ou que pelo menos tenha seu candidato por aqui.

Certamente não é Tu nem os Civitas que tem candidatos em outras plagas, que vão ter algum compromisso com
o Brasil.

Claudio Dode

Anônimo disse...

o maia deveria ir morar nos estados unidos. tenho certeza que encontraria uma imansidão de fascistas naquela terra amaldiçoada, a começar pelo terrorista de plantão o bush jr. seria bem recebido, não precisa nem pedir visto de entrada. o curriculum do maia abre as portas da nação do mal.

Anônimo disse...

Feil,

Me desculpem, mas é um pouco simplista e inocente tratar o comportamento político estadunidense como de esquerda ou de direita. Republicanos e Democratas são capitalistas neo-liberais. As diferenças deles estão mais em discussões externas como ocupação em outros países ou uso de mão-de-obra estrangeira offshore v. onshore.

Com relação ao comentário sobre "meu candidato, Obama", gostaria de lembrar que alguns estão com complexos bastante estranhos. O medo ter que votar os seus candidatos DEMOcratas tupiniquins faz com que queira escolher um candidato de um lugar onde não irá votar e cuja vitória ou derrota não lhe causará imediato impacto. Get real, kiddo... Sonha com Obama e acorda com Onix...

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Roy Frenkiel disse...

haha Terra amaldicoada e de doer, cara. Porque quem fala os maiores absurdos os diz se, sabendo que sao absurdos, nao divulga o proprio nome??


abraxao

Prof. Daniel disse...

Grande Guilhermo, sua observação valeu a coragem de ler os outros 16 comentários! À tua afirmação de que ambos partidos são capitalistas neoliberais, gostaria de complementar que há muito se apresentam como um mesmo animal, mas bicéfalo, e que servem apenas para encenar uma democracia fajuta, porém, a cada dia menos representativa. Há um processo de mudança em curso, eu creio, prova disso é o debate das prévias girar em torno de qual candidato é mais liberal, fará mais concessões aos cucarachas, etc.
Adorei a comparação Obama - Onix!
Abraço!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo