Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008


Quem - de fato - paga imposto no Brasil?

Dois terços da atual carga tributária do país são pagas pelos consumidores. O restante fica para os trabalhadores assalariados, que descontam o imposto de renda direto na fonte salarial.

Diante desta realidade, o economista Evilásio Salvador, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), defende que para haver uma reforma tributária justa é necessário mexer nas fortunas, na renda e no patrimônio. O pesquisador considera que o debate sobre o aumento do IOF e da CSLL é o momento para o governo Lula iniciar a reforma. No entanto, diz que os descontos de impostos devem ser progressivos, fazendo que o maior pagamento incida nas pessoas que ganham mais. E não nos trabalhadores e na população pobre, como ocorre hoje no Brasil. A informação é da Agência Chasque.

Resta saber se o governo Lula terá coragem - já que tem toda a legitimidade - para mexer nas grandes fortunas e no patrimônio do topo da pirâmide social.

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa o Lula vai ficar devendo, Feil.

Anônimo disse...

Quem paga impostos "nesse país" é o pbre qdo. compra comida, qdo. pega ônibus, qdo. faz um "puxadinho", e classe média asslariada com o IR retido na fonte, principalmente, como se salário fosse renda. Já os ricos sõ espertos na arte de sonegar, contratam técnicos hábeis em direito tributário para burlar o fisco, e aí, inclui-se principalmente os bcos. que recém começarão a pagar um pouco o que devem ao erário público. Para eles a legislação sempre foi genérica e benéfica, beneficiando a burla legal, se é que isso existe! Sugiro adesivoS para carro:CHEGA DE IMPOSTOR OU CHEGA DE IMPOSTOS SONEGADOS.Assinaria uma entidade chamada (RE)CLAME!

Anônimo disse...

Estás pedindo muito.
Fica para a próxima(o). Parece que vai ser próxima...
armando

Anônimo disse...

Essa ele vai deixar para o seu sucessor, que, segundo o ministro Tarso Genro, será escolhido a dedo pelo próprio Lula - e ninguém mais - junto à base aliada. Então, provavelmente, quem vai taxar as grandes fortunas e acabar com a regressividade tributária no Brasil será o excelentíssimo senhor ministro e futuro candidato a presidente Nelson Jobim.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo