Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

MST ocupa fazenda do tráfico em Guaíba

O Movimento Sem-Terra ocupou no início da manhã de hoje, por volta das 5h30, a Fazenda Finca, no município de Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre. A área pertencia ao traficante colombiano Juan Carlos Ramírez Abadia (foto), preso pela Polícia Federal, e irá a leilão pelo Ministério da Justiça nesta segunda-feira (21/01).

Participam da ocupação 300 famílias. Os agricultores sem-terra querem que a área seja desapropriada para reforma agrária e utilizada no cumprimento da meta de assentamento de mil famílias até abril, assumida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A meta foi estabelecida ao final da marcha dos trabalhadores sem-terra em direção à Fazenda Guerra, em novembro último. Desde o acordo até hoje, nenhuma família foi assentada.

A ação também denúncia que o agronegócio tem sido uma das principais formas de lavagem de dinheiro do crime organizado, como já havia denunciado o juiz federal Odilon de Oliveira, da vara especializada em lavagem de dinheiro. A Fazenda Finca está estimada em R$ 1,7 milhões de reais. Caso semelhante foi o da Cabanha Dragão, utilizada para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de armas e que, depois da ocupação pelo MST, foi transformada em pré-assentamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande movimento do MST chama a atenção para o problema agrário, para a omissão pública e para necessária e urgente solução para o problema dos sem terra.

armando

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo