Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008


190 mil ricos detêm a metade do PIB brasileiro

Em um ano, o Brasil elevou o número de milionários em 60 mil, segundo levantamento do BCG (The Boston Consulting Group). No ano passado, havia 190 mil milionários no país. Em 2006, eles eram 130 mil - expansão de 46,1%. A informação está na Folha, de ontem.

A fortuna desses milionários está estimada em aproximadamente US$ 675 bilhões, o que equivale a praticamente metade do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Para o BCG, milionários são aqueles que têm mais de US$ 1 milhão aplicado no mercado financeiro. André Xavier, sócio-diretor do BCG no Brasil, diz que, para identificá-los, os especialistas entrevistaram gestores de fortunas de 111 instituições financeiras em 60 países.

Foi a primeira vez que uma equipe veio pessoalmente ao Brasil para fazer o levantamento."A concentração de riqueza no país é um fenômeno que está chamando a atenção dos bancos e dos gestores do mundo", diz Xavier, que monitora o comportamento dos endinheirados há cerca de sete anos.

Depois de cinco anos de lulismo no poder, já pode-se constatar, pois, o verdadeiro espetáculo do crescimento.... dos ricos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tóia, tu não entendeste nada da notícia. Olha: eram 130 mil que dividiam quase toda a riqueza do país. Agora são 190 mil. Houve, então, uma distribuição de riqueza, ou melhor, de renda, dado que são rentistas. Portanto, estou convencido que nunca antes neste país houve tanta distribuição de renda.

Anônimo disse...

Está certo você, anônimo, se a inclusão social no topo da pirâmide fôr a razão de 60 mil/ano, no ano 3008 todos os brasileiros serão milionários.

Vivemos uma inclusão social pelo alto e malthusiana.

Anônimo disse...

O Brasil hoje é o país com a riqueza mais concentrada do mundo. Neste quesito somos imbatíveis.

700 bilhões de dólares para menos de 200 mil pilantras!

Chama o Guiness!!!!!!!!!!!!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo