Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007


E a máfia russa?

Recebo e publico essa mensagem do prezado Zeca.

Caro gauche,

Interessante que toda a imprensa esportiva, com uma ou duas honrosas exceções, apoiou a "modernização", de Palmeiras (com Parmalat). Corinthians (com MSI), Bahia (com banco Opportunity). Resultados: Bahia na terceira divisão, sem sede, sem hino e sem o escudo (que são hoje propriedade do banco). Palmeiras esteve na segundona, o Corinthians a caminho. Nenhuma palavra autocrítica contra a associação de empresários aos clubes-empresas, ao dinheiro vindo de fora (e sabe-se da sujeira ainda muito pouco). Será a empresa capitalista, com sua corrupção endêmica, a maneira certa de dirigir os clubes de futebol, que surgiram como associações civis? O que dizer da CBF? Que faz o Ministério dos Esportes, além de hospedar partidos sem votos? Não se pode mexer no futebol, mesmo que ele seja a principal atividade de milhões de pessoas no País?
O Corinthians podia devolver o título de 2005 para o Internacional, esta seria uma boa hora. Saudades da democracia corinthiana!
Abraço!

Zeca

............

Ontem, a tevê Globo fez uma longa suíte, repercutindo a derrocada corinthiana. A matéria de Caco Barcellos e uma equipe de focas durou cerca de 10 minutos, um latifúndio em se tratando de televisão. Reprisaram cenas de vestiário, ambiente de campo, ambiente de torcidas, viagens de torcedores, gols sofridos, gols favoráveis, tristezas e alegrias da desastrada campanha de 2007.
Nada das maracutaias da cartolagem com a máfia russa. Aquilo simplesmente não ocorreu. O mundo do futebol é só o que acontece no tapete verde e nas arquibancadas, sempre um mundo lúdico e subjetivo, nunca o objetivado mundo sombrio de business envenenado e lavanderias de dinheiro mafioso.

4 comentários:

Unknown disse...

Como disse o PHA, a Globo foi rebaixada para a 2ª divisão. Isso não tem preço. Ver a platinada afundando na lama junto com a máfia russa e corintiana é impagável.

Longa vida na segundona aos corintianos (claro, não me refiro aos torcedores).

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não entendo como você, Armando, pode levar a sério o PHA -- que está a defender, com muitas unhas e dentes, os interesses de quem lhe paga. E PHA ganha muiiiiito bem. Você já investigou, Armando, quem paga essa conta? Não vamos, também, satanizar as parcerias. Existem parcerias e parcerias. Quem faz parcerias com máfia recebe o rebaixamente como brinde. A parceria Palmeiras e Parmalat não foi tão terrível assim.

Carlos Eduardo da Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Cristóvão,

Procura pela edição da Caros Amigos que destrinchou grande parte do esquema Berezovsky/Kia/MSI. A capa é preta e, se não me engano, tem o distintivo do Corinthians estilizado.

[]'s,
Hélio

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo