Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 5 de outubro de 2007


Novo documentário sobre o golpe na Venezuela

O filme chama-se “13 de abril”. Tem quinze minutos e pode ser visto aqui. Em 13 de abril de 2002 a Venezuela sofreu um golpe de Estado que derrubou o governo Chávez por dois dias.

Neste breve documentário vemos o testemunho de jovens dos bairros populares de Caracas, que participaram dos protestos e mobilizações que permitiram o retorno da democracia. O grupo de rap venezuelano Área 23 fez uma música para o filme. Uma produção da Avila TV, de Caracas.

Como diz um dos jovens comentando a violência da oligarquia venezuelana: “Foi um golpe comunicacional”. Se pode ver no filme que os jovens têm clara consciência da necessidade de novas relações entre a mídia e a vontade nacional.

Vale a pena ver “13 de abril”.


5 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

E essa bizarro golpe foi feito e idealizado pelo Sr. Gustavo Cisneros que hoje é amiguinho de Chávez. Cisneros teve participação muito mais ativa no vergonhoso golpe do que o pessoal da RCTV. Mas Cisneros foi cooptado pelo discurso bolivariano. E ganhou um grande prêmio, sua maior concorrente, a RCTV está fora do ar. E hoje as Tvs abertas de alcance nacional na Venezuela estão limitadas ao discurso chapa branca chavista.

Anônimo disse...

... bizarro ... é realmente bizarro ...

Anônimo disse...

Qual a maior bizarrice???

Anônimo disse...

O Gerdau, o Antonio Ermírio (Votorantim) e a Braskem não pensam assim.

Estão na Venezuela, como tantos outros empresários brasileiros, realizando negócios normalmente, e dentro dos limites impostos pelo Estado democrático venezuelano.

Anônimo disse...

Na revista da Tam tem uma reportagem louvando a Venezuela, por aqui a nossa "Elite" (mentalmente From Miami) continua a não ver nada além de portal de shopping.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo