Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 5 de outubro de 2007


Areia na relação mídia-Estado-cidadania


A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) não concorda com a maneira com que a renovação das concessões de rádio e TV é feita. De acordo com ela, hoje, ocorre uma renovação automática dos canais de TV e estações de rádio, muitas vezes até fora do prazo. Erundina é presidente da subcomissão da Câmara que avalia as normas de concessão e renovação dos canais de rádio e TV e diz que está tentando alterar essas ilegalidades na legislação. A informação é da Agência Chasque.

Atualmente, a responsabilidade de autorizar o funcionamento de uma emissora de rádio ou televisão é do Ministério das Comunicações, do Congresso Nacional e da Presidência da República.

Em 2006, a Comissão de Ciência da Câmara dos Deputados não renovou a concessão de 83 emissoras de radiodifusão.

.....

Lembrem-se, hoje tem ato público defronte à sede do partido midiático RBS, no cruzamento das avenidas Ipiranga com Érico Veríssimo. A partir das 17h.

Vamos protestar e reclamar por uma nova relação normativa entre mídia-Estado-cidadania. Aqui em Porto Alegre foi escolhida a RBS como símbolo da usurpação do livre direito de manifestação e comunicação por parte das oligarquias tradicionais.

Hoje, no Brasil a relação mídia-Estado-cidadania é visivelmente pré-republicana, e o seu colapso deve ser acelerado cada vez mais. Colocar areia nesta engrenagem é fundamental, hoje. A situação está quase intolerável (haja vista a tentativa de melar a reeleição de Lula ano passado, só para citar um exemplo avulso). Por isso, a relação mídia-Estado-cidadania deve ser revista, debatida e formulada sob uma nova síntese, mais espaçosa e arejada.

Todos lá! Levem apitos, tambores, faixas, matracas e o portátil par de beiços para assobiar bem alto.


Nenhum comentário:

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo