Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 10 de setembro de 2007


Polícia impede homenagem a Allende no Chile


Cerca de 1500 policiais prenderam ontem trinta manifestantes e impediram uma marcha até o Palácio La Moneda, sede do governo chileno na Capital, Santiago. Parentes de desaparecidos políticos e militantes de Direitos Humanos queriam fazer uma homenagem a Salvador Allende, presidente esquerdista morto pelo exército durante o golpe militar ocorrido em 1973. A polícia prendeu diversos manifestantes, entre eles a secretária-geral da Assembléia de Direitos Humanos, Mireya García.

Mais de seis mil pessoas se reuniram em uma praça de Santiago para marchar pelo centro da Capital, a fim de lembrar os desaparecidos políticos. A ditadura militar chilena foi a mais violenta dos regimes [autoritários] na América Latina. A informação é da Agência Chasque.

....

Uma observação importante: o presidente Allende, do Chile, nunca foi “esquerdista”, expressão pejorativa que denota desvios do militante de esquerda. Allende (foto) foi sempre um homem de esquerda, nunca um "esquerdista". Essa distinção é muito relevante. A imprensa liberal ou neoliberal usa indistintamente “esquerda” e “esquerdista”, como se fossem sinônimos. Não são.

Acima, eu transcrevi tal qual recebi o boletim da Chasque, apenas frisei em negrito. Suponho que o redator tenha se equivocado ao redigir o texto do boletim diário da Agência de Notícias Chasque.


14 comentários:

Anônimo disse...

Allende, ainda carece de um grande estudo: a proposta do socialismo pela via pacífica, foi ousadia demais para os anos 70.

Honra eterna a esse grande humanista.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Allende foi eleito com 30 e poucos por centos dos votos e achou que havia feito uma revolução. Fez um governo pífio e se descuidou completamente da parte econômica: inflação nas alturas, desemprego, carestia, problema sério de desabastecimento,dólar altíssimo, greves gerais, lock out etc. E o PS chileno de Allende chegou à necessária conclusão que o melhor caminho é o consenso, o pacto, a concertación. E o Chile está ai, de vento em popa, crescendo como sempre. É um grande país.

Anônimo disse...

Maia, menos, menos: se descuidou da parte econômica é de uma hipocrisia do tamanho da terra, digo do planeta terra. Então os milhões de dólares financiando greves e mais greves (a como dos caminhoneiros), CIA sabotando, etc, se trata de descuido da parte econômica?

Debate, ok. Falsificação de fatos, não mesmo.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Minhas fontes são os livros "os Carbonários" do Alfredo Sirkys e "o Que é isso companheiro" do Gabeira". Os dois estiveram no Chile em 73 a antes disso e relatam os graves problemas econômicos do Chile na época de Allende. Era um país que não funcionava. A inflação era altíssima, havia crise de abastecimento, o dólar nas nuvens, greves gerais e lockouts. É claro que a CIA estava por trás de certas greves, mas que havia uma inflação e carestia elevadíssima e crise de abastecimento ninguém pode negar.

Anônimo disse...

Melhorou tchê, ainda que Gabeira não seja referência nem para informação de chá para cólica...

Anônimo disse...

e parte da conspiração contra Allende, foi feita na embaixada do Brasil em Santiago

Unknown disse...

11 de setembro de 1.973!

34 anos de um crime!

Honra a Allende!

O sonho continua e é possível sua realização.

El pueblo unido jamás será vencido! Belo hino do grupo Quilapayún.

Anônimo disse...

Gabeira não é referencia pra ninguém, é uma borboleta estranha num jardim estranho.
Referencia são os documentos da CIA que afirmam e confirmam a sabotagem generalizada contra o governo democrático de Allende e a Frente Popular. Se nem o Departamento de Estado nega, o Maia quer negar.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Boa, muito boa a entrevista da deputada chilena Isabel Allende Bussi, filha de Salvador Allende, no Roda Viva de ontem.
Não confundir com a escritora Isabel Allende, filha de um primo-irmão de Salvador.
A filha de Allende é objetiva e direta.Diz ela, somos a favor do livre comércio por um motivo simples, o Chile tem acordos de livre comércio com 80% dos países mundiais.Allende é entusiasta da concertación, a coalizão de partidos de centro (democracia cristã) e centro esquerda (partido socialista) que está no poder no Chile há 16 anos (quatro mandatos).
No início da década de 90, antes da concertación 40% da população chilena vivia em estado de pobreza, hoje 16% vivem. A economia chilena vem crescendo em média 5% ao ano. E tem gente que não acredita em pacto e convergências. O Chile está no caminho certo e o Brasil perde tempo com sua cegueira ideológica, como disse ontem a filha de Salvador, o excesso de ideologia.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Joca, é óbvio que os EUA estiveram por trás da queda de Allende e apoiram Pinochet. Nunca neguei isso. Allende foi refém do radicalismo da extrema direita e da extrema esquerda e quando tentava fazer uma aliança com o centro, com o pessoal da democracia cristã, veio o golpe de 11 de setembro de 73.

Anônimo disse...

Maia e daí da filha de Allende, dizer assado ou cozido? O que tem a ver o c... com as calças? A filha do Brizola é uma porra-louca, e daí? Uma das filhas de Marx, estava mais preocupada com o casamento do que com a revolução, e daí? Prestes tem filhos que não estão nem aí para a história do velho, e daí?

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Armando, vamos ao debate em si. O que Isabel Allende - que é deputada chilena pelo PS há 3 mandatos -- disse é que o Chile cresce, a economia vai bem e traz inserção social, diminui a exclusão. Vamos discutir isso e não a filha do Briza ou as neuroses da família Marx.

Anônimo disse...

Insisto, e daí? Não precisa citar uma deputada, v. pode se valer da presidenta do Chile que pensa igual. Mas, e daí?

Nosso problema passa pela necessidade de diminuir os ganhos monstruosos de 1% da população, em detrimento dos 40% de miseráveis. Não tem concertação que resolva. Ou se inclui, diminuindo os ganhos dos de cima, e civilizando a classe média, ou a guerra civil não declarada dos ofendidos e humilhados baterá na tua porta e na porta de todos os da classe média para cima. Simples assim meu caro, o resto, bem o resto é frescura de quem está apeado e quer que o mundo acabe em barranco...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Armando, em qualquer país capitalista vai ter 1% que vai receber uma babilônia de dinheiro. Não é esse o problema, o problema é a inserção dos excluídos e o Chile está inserindo, está incluindo, porque o país cresce econômica e socialmente. É fundamental que um país engorde sua pirâmide social no meio, fique gordo na barriga e não nos pés, aumentando a classe média. Mas a esquerda retrógada não quer saber de aumentar a classe média, quer aumentar a pobreza e deixar todos no mesmo padrão de vida pobre, mas com ideologia na cabeça.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo