Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 5 de setembro de 2007


Governo Lula faz arapongagem nos movimentos sociais?

Após três horas de sabatina, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou ontem, por 15 votos a 2, o nome do delegado Paulo Lacerda como novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele pediu ao Congresso a aprovação de uma lei que permita à Abin fazer grampos telefônicos, com autorização judicial, em suspeitas de terrorismo e sabotagem, defendeu o controle externo do órgão e disse que não aceitará ingerência política em sua gestão. A informação está no Estadão de hoje.

Questionado pelos parlamentares, Lacerda disse que vai investigar denúncias que vinculam a Abin a monitoramentos ilegais de movimentos sociais e políticos contrários ao governo. “Se houver grampos e monitoramentos ilegais, saibam que vão ter problemas. Não admitirei. Sou um legalista e vou mandar apurar tudo que precisa ser apurado. Na PF era assim e na Abin não será diferente.”

O delegado disse que trabalhou muitos anos em corregedoria sem nunca admitir ilegalidades e argumentou que na defesa dos interesses do Estado e da sociedade é necessário dar permissão especial à Abin. “O Brasil está em franco processo de desenvolvimento e poderá se tornar alvo do terrorismo. A sabotagem e as ameaças de terrorismo podem causar danos ao Estado e à sociedade.”

Nenhum comentário:

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo