Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 3 de setembro de 2007


Arquivo Nacional cria centro de memória da ditadura militar de 1964

Até outubro, deve sair a portaria que cria o Centro Memórias Reveladas, que irá reunir os documentos da ditadura militar (1964-1985) guardados atualmente em arquivos de órgãos federais e estaduais. O Centro ficará no Arquivo Nacional e abrigará informações das divisões do extinto Serviço Nacional de Informações nos ministérios e estatais. Os dados também deverão ser disponilizados em um banco de dados na internet. As informações são da Agência Chasque.

O Arquivo Nacional pretende, ainda, implementar uma rede de cooperação com acervos públicos de dez Estados do Sul, Sudeste e Nordeste. As instituições possuem dados sobre os Departamentos de Ordem Política e Social, o Dops, encarregado de interrogar e reprimir cidadãos considerados uma ameaça ao regime militar.

O Arquivo Nacional, criado em 1838, é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos-SIGA, da administração pública federal. Integrante da estrutura básica da Casa Civil da Presidência da República, está diretamente subordinado à Secretaria-Executiva. Sua sede principal está na praça da República, no Centro do Rio de Janeiro (foto).

Nenhum comentário:

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo